terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Nobel da Paz

Olá Amigos!!

Segundo a Wikipedia:
"O Nobel da Paz é um dos cinco Prémios Nobel, legado pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Os prémios de Física, Química, Fisiologia/Medicina e Literatura são entregues anualmente em Estocolmo, sendo o Nobel da Paz atribuído em Oslo. O Comité Nobel norueguês, cujos membros são nomeados pelo Parlamento norueguês, tem a função de escolher o laureado pelo prémio, que é entregue pelo seu presidente actualmente o ex-primeiro-ministro, ex-ministro dos negócios estrangeiros, ex-presidente do Stortinget (parlamento) e actual Secretário-Geral do Conselho da Europa Sr. Thorbjørn Jagland."

O primeiro prêmio foi entregue em 1901 a Jean Henri Dunant, nascido na Suíça em 8 maio de 1828, juntamente com Frederic Passy, um francês nascido em 20 de maio de 1822.

 *Jean Henri Dunant:

*Frederc Passy: 

Gostaria de falar especialmente do grande feito do primeiro grande homem, pois Jean Henri Dunant foi co-fundador da Cruz Vermelha Internacional.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha foi posterior e novamente premiado em 1917, 1944 e 1963.
Sua sede em São Paulo oferece cursos gratuitos de cuidadores para idosos, baby sitter, inglês básico e vários outros cursos. Há cursos de técnicos em enfermagem também, mas não me recordo se são gratuitos... Desculpem-me.

Com 12,3 mil funcionários, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha está presente em mais de 80 países por meio de delegações, subdelegações, escritórios e missões da seguinte forma no final de 2009:
  • África - 27
  • Ásia e Pacífico - 14
  • Europa e Américas - 27
  • Oriente Médio e Norte da África - 12
As principais operações no mundo são: Iraque, Sudão, Paquistão, Afeganistão, Israel e territórios ocupados, República Democrática do Congo, Somália, Colômbia, Sri Lanka e Chade.


*Ambulância militar alemã:                                                *Navio Hospital USNS Mercy (Marinha dos EUA):

O último Nobel foi bem polêmico, pois Liu Xiaobo não foi permitido comparecer à entrega do prêmio por proibição do governo Chinês. Afinal, no momento, estava preso.
Foi condenado por suspeita de incitar subversão contra o Poder do Estado. Ativista a favor dos direitos humanos, ele fez vários movimentos na Praça da Paz Celestial.
Liu Xiaobo teve seu retrato o representando e em cima de sua cadeira vazia lá estava o seu diploma.
Segundo a mesma fonte, o vencedor teve seu mérito "Pela sua longa e não-violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China".

*O diploma sobre a cadeira que seria ocupada por Xiaobo:


*Liu Xiaobo:

*As fotos foram todas extraídas do site Wikipedia. Todos os créditos são destinados ao Wikipedia.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário